AH, SE EU SOUBESSE... BEM QUE EU PODERIA FAZER DE OUTRO JEITO!


"Ah, se eu soubesse! Bem que eu poderia fazer de outro jeito!",... quem nunca exclamou desse jeito? Já paraste para pensar que na maior parte das vezes que alguém exclamou dessa forma tão efusiva, na verdade a pessoa dentro de si já sabia que não deveria ter tomado aquela decisão? Pense comigo... se a pessoa já sabia disso, então porquê que ainda assim prosseguiu com aquela atitude que depois a levaria ao arrependimento?

Na verdade, o que acontece é que quando estamos perante uma situação onde teremos que decidir alguma coisa, ouvimos duas vozes. Aliás, constantemente ouvimos essas duas vozes que influenciam a forma como decidimos os mais variados aspectos de nossa vida. Essas vozes são: a voz do nosso coração e a voz da nossa razão.

VOZ DO CORAÇÃO OU VOZ DOS SENTIMENTOS E EMOÇÕES

A voz do coração é baseada nos sentimentos e emoções, ou seja, ela é aquela voz agressiva e imediatista que impele a pessoa a tomar decisões inconsequentes que mais cedo ou mais tarde a farão arrepender-se. No momento há uma sensação de bem-estar, mas depois o arrependimento bate a porta da vida da pessoa.

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" JEREMIAS 17:9.

Se o coração é corrupto, então porquê tomar decisões baseadas nos sentimentos e emoções? Isso não é inteligente! E por não ser inteligente, aí é que surge o... "ah, se eu soubesse!".

VOZ DA RAZÃO OU VOZ DA INTELIGÊNCIA

Já a voz da razão é suave e ela mostra para a pessoa que aquilo que ela plantar, certamente ela vai colher, isto é, a voz da mente, que é a voz da razão mostra um panorama abrangente daqueles que poderão ser os possíveis resultados das decisões que a pessoa poderá eventualmente tomar. E quando me refiro a inteligência, não me refiro propriamente a capacitação científica, pois nem todo o mundo tem o privilégio de frequentar uma universidade, mas refiro-me a capacidade que todo o ser humano, instruído cientificamente ou não possui... que é a capacidade de refletir sobre suas decisões, analisar suas atitudes e agir sobre elas.

"Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês". ROMANOS 12.2 NTLH.

Comentários